-
Arquitetos: Gil Carlos de Camillo
- Área: 450 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Erich Sacco
-
Fabricantes: Alumix, Brito, Casa Design Móveis, Cozinhas Formaplas, Deca, Eucatex, Ibratin, LM Blindex, Legrand / Bticino, Palimanan, Pedrasul, Portinari, Portobello, Punto e Filo, Studio A Moveis, Suvinil, Tarkett, Uniflex, iluminar
Descrição enviada pela equipe de projeto. Paisagem com água é uma raridade em Campo Grande e o desejo de morar envolto por ela seja possivelmente, reminiscências da infância e juventude em São Paulo e seu litoral .
A casa foi construída num lote de esquina, de fronte à um lago, em condomínio fechado situado à margem do perímetro urbano de Campo Grande.
Sua implantação deriva da contraposição de dois blocos em níveis diferentes onde o volume pavilhonar suspenso, em concordância com a via principal, repousa ortogonalmente sobre o térreo envolvendo a esquina num gesto acolhedor, orientando o acesso à edificação.
Desta forma , resultou para o jardim espaços singulares decorrentes da irregularidade do lote com 900m² de área, cinco lados e nenhum ângulo reto.
Dando ênfase à ventilação cruzada e aos ventos predominantes orientou-se as aberturas no sentido leste-oeste, o que conduziu o projeto a diferentes soluções de brise soleil considerando ainda as condicionantes da paisagem e a finalidade dos ambientes.
A marquise laminar da fachada frontal com 20m de extensão contém as aberturas contínuas voltadas para o lago em poente. Permite sua visualização durante todo o percurso de acesso aos dormitórios e escritório .
A área social também interage com a paisagem do lago e, simultaneamente com a piscina que adentra a edificação permeando a varanda e o estar, ambientes integrados em pé-direito duplo.
Diferentemente da Casa Domingos (revista projeto design 366 de agosto de 2010) onde a piscina está intencionalmente contextualizada com sentido visual do acesso, neste caso, resultou da conformação do terreno onde a maior extensão possível para a raia se dava ali.
Balanços estruturais conferem leveza a proposta arquitetônica . Compõem tanto a estrutura de concreto armado sobre a garagem como toda a extensão da varanda em estrutura metálica.
Nela, um brise misto de madeira e metal com 15 metros de extensão resguarda a área social e de lazer.
Seus 450m² de área construída concentram uma série de itens sustentáveis como telhas termoacústicas, vidros insulados eco light, painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica, sistemas de iluminação com lâmpadas LED, reuso das águas pluviais e a ventilação cruzada, uma das premissas do projeto